7 ideias criativas para a black friday na gastronomia

Neste artigo, você confere sete ideias criativas para faturar ainda mais durante o maior evento comercial do ano, a Black Friday. Além de conhecer dicas valiosas para duplicar os benefícios da Black Friday em estabelecimentos gastronômicos.

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Black friday gastronomia

A Black Friday na gastronomia surgiu a partir do evento comercial criado para estimular o consumo de serviços e a venda de mercadorias nos Estados Unidos. A ação promocional virou uma febre em todo o mundo e se tornou parte do calendário comercial de muitos setores, inclusive do gastronômico.

A ação promocional acontece uma vez por ano, durante a 4ª sexta-feira do mês de novembro, promovendo uma série de descontos e promoções para atrair clientes e melhorar o faturamento do comércio ao redor do globo.

Mas, para que as promoções correspondam às expectativas do público e aumentem, consideravelmente, a receita mensal do restaurante, será necessário colocar em prática ideias criativas para tirar proveito da data comercial da melhor forma possível.

Afinal, mesmo sendo imperdível e melhorando significativamente as margens de lucro dos estabelecimentos, a Black Friday nos restaurantes é bastante competitiva.

7 ideias criativas para Black Friday na gastronomia

1.  Tenha itens gratuitos no cardápio

As palavras “gratuito”, “grátis” ou até mesmo “free” têm efeito poderoso sobre o cérebro do consumidor e, durante a semana da Black Friday, pode dobrar o faturamento do seu restaurante.

Por isso, ofereça itens gratuitos no seu cardápio, seja ele um acompanhamento, uma sobremesa, um drink ou até mesmo o prato carro-chefe do seu estabelecimento.

Quer tornar a promoção ainda mais irresistível? Estabeleça um sistema de senhas para beneficiar os primeiros 10, 20 ou 30 clientes que chegarem ao seu restaurante, por exemplo.

Assim, além de estimular o consumo, a promoção ficará mais acessível para o seu negócio também!

2.  Pratique valores simbólicos em itens estratégicos

Se oferecer itens gratuitos não está em pauta mesmo durante essa ação, flexibilizar os preços praticados pode ser uma estratégia diferente, mas com efeitos semelhantes.

Por isso, que tal oferecer o prato mais famoso da casa por um preço simbólico?

Ou seja, em vez de praticar o valor real, na sexta-feira mais barata do ano, pratique um valor mais acessível. Nesse dia, o preço do prato mais vendido da casa, por exemplo, pode ser comercializado pela metade do preço.

Tendo como exemplo a Black Friday de uma hamburgueria, uma sugestão é vender uma ou duas opções do seu cardápio que geralmente custam R$ 20, por R$ 5. Mas faça as contas para não sair no prejuízo!

Dessa forma, além de divertir o seu público, os "novos" preços aplicados estimularão o consumo de outros pratos, sobremesas e bebidas, vendendo muito mais.

A ideia é que a quantidade de itens vendidos supere os custos de produção.

Para tornar o desconto ainda mais imperdível, coloque um prazo final à promoção, criando uma ideia de urgência ou princípio de escassez na mente do consumidor.

3.  Crie combos promocionais para esse dia

Provavelmente os combos são uma das principais ações promocionais utilizadas pelos restaurantes durante a Black Friday de estabelecimentos gastronômicos. Afinal, eles simplesmente dão certo.

Os combos promocionais atraem clientes que querem comer bem e pagar menos, ou seja, a combinação perfeita para estimular o sucesso absoluto.

Durante essa data, ofereça versões especiais de combos promocionais e capriche na oferta, assim os clientes regulares aproveitarão o desconto e aqueles que sempre tiveram vontade de conhecer seu restaurante serão atraídos pelo “preço de banana”.

4.  Faça sorteios temáticos nas redes sociais do estabelecimento

Sem desculpas, chegou a hora de movimentar as redes sociais do seu restaurante com sorteios temáticos de Black Friday.

Os sorteios são estratégias corriqueiras em redes sociais como o Instagram e o Facebook, em que os aplicativos se tornam ferramentas indispensáveis para o marketing gastronômico.

No Instagram, por exemplo, a ação é composta por um post promocional, através do qual o usuário que deseja participar será convidado a curtir a publicação, compartilhá-la e, ainda, marcar dois ou mais amigos nos comentários.

Obedecendo a esses critérios, os usuários interessados poderão participar da promoção e, se sorteados, receberão sua recompensa durante a Black Friday.

Inclusive, os combos promocionais mencionados no tópico anterior podem funcionar perfeitamente como recompensa dos sorteios promovidos pelo restaurante, enquanto essas ações, por sua vez, funcionam como uma estratégia de divulgação das promoções oferecidas neste dia no restaurante.

5.  Crie promoções especiais para grupos maiores de pessoas

Uma ideia interessante é estimular o consumo em massa, ou seja, criar promoções que incentivam o consumo entre amigos e familiares. Dessa forma, aqueles que chegarem ao seu estabelecimento com um número mínimo de companheiros podem usufruir do benefício em grupo.

Em outras palavras, bom para o seu estabelecimento e bom para os clientes que querem sair para comer com os amigos e familiares em uma sexta-feira à noite.

6.  Ofereça algo inédito ou surpreendente

Oferecer um prato ou um drink inédito, por exemplo, pode conquistar a clientela e, ainda, oferecer uma oportunidade excelente para inserir um novo item no seu cardápio, utilizando a noite como um termômetro de aceitação.

A ideia aqui é que você pegue os consumidores da noite de surpresa, aproveitando o momento para engajar clientes antigos e fidelizar os novos - que chegaram no estabelecimento pelas promoções divulgadas.

Se o item inédito não parece uma boa ideia, outra sugestão seria focar em um brinde surpresa, algo inesperado para os seus clientes, como um cupom de desconto de um comércio parceiro, etc.

7.  Prorrogue as promoções para os clientes fiéis do restaurante

Por fim, que tal criar uma promoção exclusiva para beneficiar a sua base de clientes fiéis? Nesse caso, nossa sugestão é que você prorrogue os descontos oferecidos durante o dia por mais uma semana ou duas.

Assim, essas promoções secretas surpreenderão os clientes ativos do seu negócio, oferecendo uma experiência que proporcionará uma sensação de valorização e exclusividade aos consumidores.

Afinal de contas, eles estarão esperando pagar mais do que realmente pagarão ou consumir menos do que, de fato, vão consumir. Que sensação reconfortante, não é?

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Dicas para faturar mais na Black Friday de estabelecimentos gastronômicos

Utilize o serviço de delivery para vender mais

Na Black Friday deste ano, assim como na do ano passado, os restaurantes ainda não poderão operar com capacidade máxima devido à pandemia. Por isso, contar com um serviço de delivery pode ser decisivo para faturar mais durante a data comercial.

Torne a política de reservas obrigatória

Ainda pensando no cenário exposto, colocar em prática uma política de reservas obrigatórias para o grande dia é uma forma de garantir qualidade aos seus clientes. As ideias criativas vistas anteriormente tornarão o seu restaurante ainda mais atrativo e, por isso, trabalhar com reservas antecipadas pode tornar todo o processo mais organizado, evitando filas e insatisfação no caminho.

Tenha um controle de estoque

O dia da Black Friday é bem atípico, criado justamente para fomentar o consumo. Portanto, prepare o seu restaurante, a sua equipe e, sobretudo, o seu estoque. Inclusive, a política de reservas obrigatórias pode ajudar na hora de contabilizar a quantidade necessária de itens para o controle de estoque da semana.

Faça parcerias com outras empresas

Que tal juntar forças fazendo uma parceria de sucesso com outra empresa? Desse modo, os dois empreendimentos são beneficiados e o cliente tem desconto em dobro!

Divulgue suas promoções

Uma coisa é certa: o sucesso da data no seu restaurante depende, principalmente, da divulgação que você fará de suas promoções e, claro, da qualidade da sua comida e do seu atendimento. Para isso, capriche nos posts e stories das redes sociais do seu negócio, patrocine publicações, se necessário. Além de, certamente, promover sorteios, como sugerido anteriormente.

Prepare um cardápio especial para a ocasião

Outra alternativa para potencializar os lucros e evitar prejuízos é preparar um cardápio adaptado para a ocasião: oferecer os pratos de mais saída, inserir itens de teste, testar receitas, etc. Um aliado para essa tarefa pode ser um cardápio digital, em que você pode acrescentar ou retirar itens, de acordo com as necessidades do seu negócio.

Agora que você conferiu as nossas ideias e dicas para a Black Friday do seu restaurante, conta pra gente quais delas você planeja pôr em prática para vender ainda mais durante o mês de novembro.

Será um prazer ouvi-lo.

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