Como recepcionar um cliente no seu restaurante

Saber recepcionar um cliente no seu restaurante é uma das partes mais importantes do seu atendimento. Confira algumas dicas que farão o consumidor gostar ainda mais do seu estabelecimento!

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Recepcionar um cliente em um restaurante

Só um prato saboroso não garante o sucesso de um restaurante. Atender bem também faz parte da fidelização do cliente. Você sabe como realizar uma recepção diferenciada, que fará com que seus clientes se sintam bem, se lembrem e retornem? Nós temos algumas dicas.

Eficiência

Ninguém gosta de ficar esperando o prato chegar por muito tempo. Quando o cliente põe os pés no seu restaurante, ele já está com água na boca e espera degustar os seus pratos o mais breve possível.

Dependendo da situação, se é no dia a dia de trabalho, por exemplo, ele tem ainda mais pressa e não quer perder tempo esperando.

Por isso, ser eficiente é fundamental para que o seu atendimento seja considerado bom, e isso faz parte da recepção: agir com prontidão. Dê as boas-vindas quando ele chega, sem deixá-lo esperando ainda antes de escolher um lugar. Disponibilize uma mesa sem demora e apresente o cardápio com agilidade.

Depois que ele fizer o pedido, se for possível, informe o tempo que deve levar para o prato chegar. Assim ele não fica a ver navios e tem uma estimativa.

Torne a espera, seja ela de 10 ou 20 minutos, aconchegante. Sirva petiscos, salada ou algum outro atrativo que possa sempre estar pronto para entregar na sua cozinha.

Peça se o cliente já deseja consumir alguma bebida, que também já está “pronta”. Busque manter o cliente entretido com algo enquanto espera, para que ele não sinta o tempo passar.

Acesso à rede Wi-Fi também é uma boa pedida, além de ter uma televisão, música ou até mesmo desenhos para colorir, para as crianças, e um espaço kids. Use a sua criatividade, se coloque no lugar do cliente.

Ah, se for um dia atípico, com muitas filas e pedidos, seja sempre honesto a respeito da situação. Em hipótese alguma deixe o cliente completamente desinformado, esperando por um longo período. Todo cliente espera e merece atenção.

Treine seus garçons

Por mais qualificados que seus garçons sejam, é importante alinhar com todos como a pessoa que recebe os clientes no restaurante deve atuar, para gerar um padrão.

Assim, não importa quem atenda o cliente, ele sempre vai se sentir bem, porque o atendimento é sempre feito da mesma forma: no atendimento padrão (e qualificado) do seu restaurante.

Etiquetas à mesa, procedimentos específicos do seu estabelecimento, detalhes do seu cardápio. Tudo isso tem que estar bem claro para quem recebe seus clientes.

Ofereça também outros tipos de treinamentos para seus garçons, para que eles se sintam motivados a fazerem um atendimento cada vez melhor. Um curso com técnicas de vendas pode ser ótimo para desenvolver ainda mais as habilidades deles.

Agora, no período pós-coronavírus, as pessoas estão preocupadas com os cuidados de higiene e em manter o distanciamento social. Não só o seu espaço deve estar preparado para isso, como os seus garçons também.

Aliás, essa é uma ótima ideia de treinamento para manter todos alinhados a respeito de como essa recepção será feita.

Cordialidade

A recepção na chegada à mesa não deve ser apenas eficiente. Também precisa conter educação. O que isso significa? A simpatia no atendimento deve ser constante. Mas sem exageros.

Ficar colado o tempo todo no cliente também não é a ideia, até porque as pessoas gostam de ser bem atendidas, mas sem ter a privacidade invadida.

Ser simpático e cordial significa, portanto, se colocar à disposição do cliente para tudo que ele solicitar, sugerir pratos, saber tudo sobre o cardápio para responder possíveis dúvidas e ter uma interação saudável, que mostre real interesse. Assim, seu restaurante mostra que se importa com quem o frequenta.

Sorriso no rosto, clima leve, manutenção das mesas organizadas e limpas. Tudo isso é ser cordial. E é importante que a cordialidade esteja presente da recepção ao fim do atendimento.

Comunicação clara

Seu restaurante pode receber os mais diversos tipos de pessoas, de leigos a experts em gastronomia. Por isso é importante que os responsáveis por recepcionar seus clientes não apenas entendam tudo da casa e dos pratos, mas se comuniquem de forma clara e simples.

A gente sabe que existem alguns termos técnicos que usamos entre a equipe no dia a dia. Esses termos não podem escapar para o cliente, para que não se tenha ruído na comunicação, capaz de gerar alguma incompreensão no cliente, o que afetará o atendimento. Fale de forma descomplicada!

Ofereça um cardápio digital

Um item muito importante na hora de recepcionar o cliente é o cardápio. Se ele estiver com folhas velhas, sujas ou rasgadas, por melhor que seja a recepção, a satisfação já vai cair consideravelmente. A apresentação do cardápio importa, e muito.

Ou mesmo um cardápio apresentável, mas com rasuras, com preços e pratos alterados, já deixam uma sensação de desleixo, o que não é legal. Uma ótima alternativa para resolver isso e ainda agregar modernidade ao seu restaurante, é usar um cardápio digital na mesa.

Ele não só agiliza o atendimento, porque o cliente pode pedir diretamente por ali, sendo um aliado do garçom para o controle dos pedidos, como evita sujeira e rabiscos, já que você atualiza tudo pela plataforma, sem precisar imprimir um cardápio novo (e ainda economiza papel). Apresente seus pratos de forma inovadora.

 

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